EXPOSIÇÃO VIRTUAL

Território costurado - Desenho instalado



O atual momento da artista Vicencia Gonsales tem como base de sustentação o desenho e a linha, que vem sendo utilizado como elemento estrutural no campo da representação do seu processo criativo, tanto nas suas obras bi-dimencionais como nas suas obras espaciais e tri-dimencionais.

Nesta instalação, a artista discute a expansão territorial das artes, investiga a relação figura/fundo da linha no seu entorno, questiona o espaço arquitetônico utilizado como suporte e como território simbólico para materializar as suas ideias.

A sua intervenção desconstroe o espaço arquitetônico, utilizando-o como suporte, apresentando e revelando novas relações sociais e, ao mesmo tempo, propondo novas possibilidades.

A obra é formada por diversos elementos que compõem a instalação: teias entrelaçadas, estruturas emaranhadas, casulos, desenhos sólidos flutuantes no espaço, desenhos grafados que ocupam as paredes e linhas gráficas e sólidas que tecem e atravessam esse espaço. Também inclui-se aqui, como componente deste trabalho, o corpo e a participação do espectador que acrescenta a sua presença física, somada a sua exploração visual e perceptiva desta instalação, no local como um todo.

O obra também evidencia dois importantes aspectos. Por um lado apresenta a sua materialidade de aspecto rígido, contudo leve do metal utilizado. Por outro lado, apresenta o processo criativo e a ação da artista no espaço - questões percebidas claramente pelo espectador.

Trata-se de uma obra que extrapola limites, uma intervenção radical no espaço extremanente vigorosa e, concomitantemente, equilibrada e refinada.

 

Waldo Bravo
Artista-curador e Arte-educador


Meus trabalhos falam do universo feminino, dos sonhos de criança, do olhar curioso guardado na memória, da vida no campo, do cheiro molhado da terra, da alegria de viver.
Falo dos momentos de solidão, do olhar para a imensidão do universo e para além das coisas. De momentos vividos, não vividos, das tramas do mundo, do ser humano. Criar, para mim, é uma necessidade.