EXPOSIÇÃO VIRTUAL

Bosch revisitado, relido e comentado.

Exposição "Bosch Medieval: Bosch Contemporâneo"

Galeria Area Artis – Rua Normandia, 92 – São Paulo (SP)

Período: 17 a 31/07/2008

 

Descritivo da obra:

"O que impressiona na obra de Bosch é sua profunda imaginação, criadora de seres fantásticos e monstruosos, quando não caricatos, representativos das diversas manifestações pecaminosas do homem, particularmente da luxúria e da gula. De sua obra "O jardim das delícias terrenas", selecionei a figura de um objeto ao fundo, alongado e afunilado, de onde saem pássaros como que se libertando de algum aprisionamento.”

"Neste sentido, minha obra quer expressar ao mesmo tempo a dificuldade de se alcançar a Deus e o paraíso, pela estreiteza da passagem, e a liberdade na escolha de decisões, pelo livre arbítrio."

(Vicencia Gonsales)


"A leitura de Bosch por Vicencia é uma leitura mais poética do que simbolista. O fraseado que ela extrai da retórica do mestre é quase musical, tal como se notas musicais evolassem de um instrumento de sopro. É assim que convém ler a sua transcrição tridimensional desse excerto da pintura de Bosch: pássaros ou notas musicais emergindo do funil-instrumento sonoro, para alçarem o céu, evadindo-se, unidade por unidade, da fonte comum de onde brotam continuamente."

Antonio Carlos Fortis (antropólogo)


Ficha Técnica:

Nome: “Revoada”

Técnica: objeto em metal.

Tamanho: 1,40m (corpo principal) + 1,20m (tirantes de aço).

Dimensões totais (aproximadas): 2,60 x 0,80 x 0,80 m

Obra de referência: pintura “O jardim das delícias terrenas” (Hieronymus Bosch - 1504)


Meus trabalhos falam do universo feminino, dos sonhos de criança, do olhar curioso guardado na memória, da vida no campo, do cheiro molhado da terra, da alegria de viver.
Falo dos momentos de solidão, do olhar para a imensidão do universo e para além das coisas. De momentos vividos, não vividos, das tramas do mundo, do ser humano. Criar, para mim, é uma necessidade.